O Irão acaba de diponibilizar, para os seus habitantes, uma alternativa ao YouTube, que desde 2009 encontra-se bloqueado no país do Médio Oriente. Chama-se Mehr, é controlado pela emissora do Estado – IRIB (Islamic Republic of Iran Broadcasting) – e também é um site de partilha de vídeos.

Em português, “mehr”, significa “afeição”. No entanto, “afeição” é algo difícil de sentir pelo site em causa, se, quem o visitar, já alguma vez tiver utilizado o YouTube. A razão é simples: o Mehr é muito mais lento e limitado do que a plataforma da Google.

E o número de iranianos que consegue fazer esta comparação, por incrível que pareça, é considerável, porque, ainda que o YouTube esteja bloqueado no país, é possível aceder ao site através de redes virtuais privadas (VPN – Virtual Private Network). Desta forma, é percetível que os servidores onde são alojados os vídeos do Mehr têm uma menor capacidade do que os da Google, fazendo com que o “streaming” de um pequeno vídeo demore mais do que o normal.

Quem acede ao Mehr a partir do Irão, tem de contar, ainda, com a lentidão da Internet local – muitas vezes menos de 1 Mbps (megabit por segundo). Portanto, aceder, por exemplo, a vídeos de crianças a fazer orações, pode ser um processo moroso. Sim, os conteúdos do Mehr podem parecer estranhos aos “ocidentais”, mas o objetivo do site é promover a cultura e os artistas iranianos e islâmicos.