A modalidade, que continua a não ser muito divulgada no país, conta com alguns dos melhores atletas da Europa e até do Mundo. Desde as provas individuais às provas de grupos, os bons resultados dos patinadores portugueses continuam a surpreender num desporto que não conta ainda com apoios suficientes.

Paulo Santos tem 22 anos e é, atualmente, patinador e treinador da iniciação na Académica de Gondomar Patinagem Artística (AGPA), e já conquistou o título de vice-campeão mundial de juniores, em 2008, e de terceiro classificado no campeonato do mundo de 2012 de seniores, na categoria de solodance. Mas estas foram apenas duas entre muitas outras conquistas ao longo dos 16 anos de prática da modalidade.

O atleta conta que, apesar da crise, o número de patinadores é cada vez maior. Mesmo que a patinagem seja um desporto bastante dispendioso, pela falta de patrocínios.

Resultados vão conseguindo conquistar a atenção mediática

Hugo Chapouto é outro dos nomes sonantes no mundo da patinagem. Foi campeão mundial nas épocas de 2009 e 2010, também na categoria de solodance. O interesse mediático no atleta e em Paulo Santos têm ajudado a modalidade a ser conhecida por um público maior.

De norte a sul, existem vários clubes de Patinagem Artística sobre rodas espalhados pelo país, e o Porto é uma das zonas que mais se destaca, tanto no número de clubes, como no número de participantes em provas e, sobretudo, nos resultados. Só a Associação de Patinagem do Porto (APP) incluiu, na época de 2012, 16 clubes filiados.

Patinagem Artística luta agora pelo estatuto olímpico

A Patinagem Artística divide-se em várias categorias de competição: Livres, obrigatórias e solodance são as categorias de patinagem individual, os pares dividem-se em pares artísticos e pares de dança e, finalmente, para a patinagem de grupo existem três estilos de coreografia, show, precisão e quartetos.

O próximo objetivo deste desporto é chegar ao estatuto de desporto olímpico. A oportunidade pode ainda demorar, mas os atletas, treinadores e elementos das direções lutam por este título para a patinagem artística.