No próximo sábado, 15 de dezembro, a Associação de Estudantes Iranianos no Porto (ISPorto) vai celebrar a véspera da “Yalda” – a noite mais longa do ano no hemisfério norte. Marcada para as 21h, nas instalações da Associação de Estudantes da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (AEFEUP), esta é uma festa única que vai permitir mostrar aos estudantes portugueses um pouco mais sobre os costumes e tradições iranianas. Há ainda uma exposição de fotos e vídeos sobre a “Yalda”, para os mais curiosos.

A tradição

No Irão, a “Yalda”, apesar da história remota, tornou-se agora uma ocasião social, em que se reúne os amigos e a família – normalmente na casa do mais velho da família – para comer, beber, contar histórias… até ao amanhecer. Nozes, frutas, amêndoas, passas e avelãs são alguns dos alimentos servidos. As frutas são normalmente de cor vermelha – como melancias ou romãs – e “simbolizam as cores rubras do amanhecer e do brilho da vida”.

Esta comemoração, de acordo com a associação, é uma tradição iraniana do solstício de inverno, que pretende comemorar o renascimento do sol e a vitória da luz sobre as trevas. A ISPorto promete uma celebração “para partilhar alegria e passar um óptimo momento”, com leitura de poemas e música persa.

As inscrições, para quem quiser participar, são feitas online até 14 de dezembro e a entrada é livre.

O ISPorto nasceu oficialmente em 2010, embora já existisse há alguns anos um grupo que reunia os estudantes iranianos que se deslocavam para Portugal. Atualmente, o Irão é um dos países dos quais chegam mais alunos de Erasmus para a Universidade do Porto – foram 60 no ano letivo passado. Destes, 20 frequentam a FEUP, sendo na sua maioria investigadores ou estudantes de douramento.