Foi o percurso académico e profissional de Tiago Andrade que mais impressionou a Sociedade Internacional para a Educação em Engenharia (IGIP).

Atualmente, o jovem investigador de 28 anos trabalha no Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP). No entanto, tudo começou nas salas de aula da FEUP, quando ainda era mais novo e começou a estudar a área. Terminou a fase académica com a conclusão do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica .

Mais tarde, chegou a técnico superior do Laboratório Associado de Aeronáutica, Energia e Transportes (LAETA), onde, atualmente, também apoia a Unidade de Integração de Sistemas e Processos Automáticos (UISPA).

Para retribuir o contributo de Tiago Andrade para a área da engenharia, a IGIP decidiu atribuir-lhe, na sequência da conferência que celebrou os 40 anos da sociedade, em Villach, na Áustria, o “Young Scientist Award”. Sistemas de medição de gordura corporal, veículos de transporte pessoal, propulsão eletrostática e aparelhos robóticos têm sido alguns dos projetos desenvolvidos pelo investigador ao longo dos anos.