A ceia de natal da Universidade Portucalense (UPT) acontece mais cedo. É já esta sexta-feira, às 19h, que as famílias mais carenciadas do Porto se juntam no restaurante da Universidade.

Esta é já a segunda edição desde jantar de Natal solidário e os estudantes, professores e funcionários são os responsáveis por servir as refeições, decorar a sala, cozinhar e fazer as sobremesas. Este ano, serão cerca de 150 convidados para jantar.

Na ementa há alimentos da época, como bacalhau ou frutos secos, que são assegurados por empresas do Porto. No ano passado, foram distribuídas mais de 200 refeições (e sobremesas), por 50 voluntários.

“Sabemos que não será um jantar de Natal que mudará a vida destas pessoas, “que infelizmente se encontram em situação de grave fragilidade social e económica” mas pelo menos podemos “proporcionar uma noite de convívio quente, acolhedora e agradável”, explica Sílvia Azevedo, responsável pelo projeto UPT Social, em comunicado.

Mas para além da comida, ainda há a festa. A animação fica a cargo das tunas, masculina e feminina, da Portucalense.

O jantar é organizado em colaboração com as associações No Meio do Nada, Alzheimer Portugal, Incomunidade, a Associação para o Planeamento da Família, a Associação de Cooperação com Guiné-Bissau, entre outras.