Para assinalar os dez anos do Metro do Porto, a transportadora decidiu convidar dez fotógrafos que compusessem visualmente a relação do Metro com a cidade ao longo da última década. Mas havia uma condição: tinham de ser fotógrafos que tivessem “uma relação com a cidade ou com o Metro, sendo maioritariamente portuenses ou a trabalhar no Porto”, revela a empresa.

Qual foi o resultado? Uma exposição fotográfica, intitulada “O Metro e a Cidade. 10 Anos de Vida em Movimento”, que já começou a ser exibida em dez das principais estações do Metro do Porto, e onde vai permanecer até março de 2013. Aliados, Bolhão, Campo 24 de Agosto, Casa da Música, Combatentes, Heroísmo, Marquês, S. Bento, Salgueiros e Trindade, foram os locais escolhidos.

De todos estes ingredientes à volta do número 10, originado, sobretudo, pela quantidade de anos que o Metro do Porto já leva, só destoa um aspeto: o número de fotografias que englobam a exposição. No total, são 20 imagens, impressas em grandes formatos, que compõem a relação da cidade com o transporte.

Contudo, é uma incoerência que se perdoa, porque imagens sobre o Metro do Porto, de fotógrafos como Egídio Santos, Fernando Guerra, Fernando Veludo, José Farinha, Leonel de Castro, Luís Ferreira Alves, Nelson Garrido, Paulo Pimenta, Ricardo Fonseca e Rui Ochoa, nunca são demais.

A empresa refere que se tratam de “retratos de aspectos particulares da paisagem contemporânea do Porto, das obras de construção da rede, de facetas da sua utilização quotidiana ou de marcas históricas de locais actualmente servidos pelo Metro”.

A exposição é composta, ainda, por fotografias históricas da Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP), retiradas do Arquivo do Museu do Carro Eléctrico. As imagens mostram uma “visão histórica do transporte público na cidade, apresentando ambientes urbanos que, com o correr dos tempos, sofreram uma profunda modernização e uma evidente transformação”. O objetivo é “viajar ao longo do tempo e relembrar a cidade antes do Metro”.