O Muv Collective tem a assinatura de três jovens espanhóis, que chegaram ao Porto através do programa Erasmus e vão manter-se por cá até julho do próximo ano. Lorena Palacios é estudante de Comunicação Audiovisual, Javier Sazatornil de Arquitetura e Elena Echave de Comunicação Cultural.

Fundaram o movimento, que organiza conferências, projeções, exposições, concertos e tudo mais, para evitarem entrar no “estilo Erasmus” – já que é comum que os alunos estrangeiros só se relacionem entre eles – e, assim, conseguirem conhecer as pessoas ao seu redor e, dessa forma, dinamizarem a cidade.

A escolha do local não foi por acaso. A viverem na zona dos Poveiros, decidiram potenciar a cultura na comunidade que os acolheu. Sempre sem fins lucrativos. O Duas de Letra cedeu-lhes o espaço para as atividades e, até agora, já exibiram documentários independentes, organizaram conferências com o “rock” como tema e já promoveram dois concertos.

Agora há a pausa para o Natal, mas os três estudantes prometem voltar em força. Para o próximo ano, está já previsto um mês dedicado à Literatura, outro ao Desenho e mais conferências musicais. É de ficar atento.