O “não encerramento” promete relembrar os melhores momentos do ano que passou, com Guimarães como Capital Europeia da Cultura (CEC). Tudo começa com o espetáculo “Então Ficamos…” e com a passagem de testemunho entre Guimarães e as cidades de Marselha (França) e Kosice (Eslováquia) que recebem o título europeu no próximo ano.

Vai haver tempo para relembrar 28 meses de trabalho da Guimarães 2012 com as várias comunidades do concelho, envolvendo 590 pessoas – a maioria das quais amadoras. E atenção: os bilhetes para a passagem de testemunho já estão esgotados.

Guimarães garante: o mundo não vai acabar

Às 23h55 de sexta-feira é a “Festa do Não Fim do Mundo”: Guimarães garante que o mundo não acaba a 21 de dezembro. Tal qual as passagens de ano, haverá uma countdown que dará início a festas por todos os bares do Centro Histórico.

Ao longo do dia, haverá um programa com visitas guiadas à cidade e às exposições ainda patentes. É um relembrar de todas as publicações da Guimarães 2012 e uma maratona cinematográfica com os filmes da CEC a serem projetados por toda a cidade.

Por toda a cidade, ao mesmo tempo, dezenas de concertos preenchem o programa de “A Minha Cidade é a tua Casa”. O programa que marcou o início da CEC em janeiro regressa numa versão alargada com músicos, cantores, escritores, comediantes, atores e atrizes. Já não é preciso sair de casa para ver um concerto ao vivo. Estão confirmados nomes como Noiserv, Samuel Úria, JP Simões, Salto, Márcia, Legendary Tigerman, Dj’s Nuno Reis e Luís Oliveira & Fernando Alvim.

No sábado à noite, os La Fura dels Baus regressam ao lugar onde tudo começou: o Largo do Toural. O espetáculo chama-se “Nós fazemos parte”. A seguir, no centro da cidade, acontece a Gróia’12 – A Primeira Noite do Resto do Ano. No domingo às 18h00, acaba com a Gala de Natal.