A Google procura estudantes – sejam de licenciatura ou mestrado – que “sejam apaixonados por jornalismo e pelo papel que a tecnologia pode desempenhar na indústria e na sua profissão” e garante uma proposta generosa: a bolsa de estudo é no valor de 5600 euros, mais 752 euros para despesas de deslocação.

O programa “Google Journalism Fellowship” tem a duração de dez semanas, de junho a agosto, e envolve várias empresas parceiras do projeto: entre outros locais, começa em Miami, na Knight Foundation, e termina na sede da Google em Silicon Valley, Califórnia.

Segundo a empresa, em comunicado, o programa é um “esforço para ajudar a desenvolver a próxima geração de repórteres que trabalham para manter o mundo informado, educado e entretido”.

Por isso, a lista de exigências da Google também não é pequena: querem alguém com “compromisso com o jornalismo” e interesse em “explorar e criar modelos de negócio para ajudar a indústria na era digital”, que tenha excelentes notas, boas competências a nível de escrita, investigação e comunicação, e, por fim, a capacidade de “gerir múltiplos projetos simultaneamente e eficientemente”.