Segundo dados do Eurostat, 75% dos internautas portugueses recorreram, este ano, à Internet, para publicar mensagens nas redes sociais. Trata-se do país da União Europeia (UE) com o índice mais elevado, neste aspeto. A média da UE é significativamente inferior: 52%.

Os números foram recolhidos pelo gabinete de estatística europeu com o objetivo de quantificar o acesso e o uso da Internet nos Estados-membros da UE, ao longo de 2012. Além do domínio no uso das redes sociais, os portugueses destacam-se, também, na leitura de notícias e jornais online, com 67% dos internautas a fazerem-no. A média da UE, nesta vertente, foi de 61%.

Contudo, no que diz respeito aos outros hábitos na Internet classificados pelo Eurostat – serviços bancários, serviços relacionados com viagens e alojamentos, e criação de sites e blogues -, Portugal não teve uma atividade tão frequente: 41% recorreu a serviços bancários pela web (a média da UE foi de 54%); 28% usou a Internet para tratar de assuntos relacionados com viagens e alojamentos (a média da UE foi de 50%); a criação de sites e blogues, em Portugal, ficou-se pelos 12%, ainda assim, superior à média europeia: 9%.

No entanto, o uso da Internet, pelos portugueses, aumentou significativamente desde os últimos registos do Eurostat, que dizem respeito a 2006 e 2009. Atualmente, 61% das casas, em Portugal, têm acesso à Internet. Um valor superior aos registados em 2006 (35%) e 2009 (48%).

Além disso, a velocidade de acesso também aumentou. Em 2006, só 24% das casas tinham acesso à Internet por banda larga. Em 2009, esse índice fixava-se nos 49%, mas, em 2012, 60% das habitações desfrutaram dessa funcionalidade.