A 13.ª edição do Imaginarius – o Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira -, vai proporcionar, a três artistas que ainda não fazem parte do circuito oficial, uma oportunidade única: a possibilidade de criarem uma residência artística no festival que decorre de 24 a 26 de maio de 2013.

Os jovens criadores vão poder, assim, demonstrar e protagonizar as suas obras numa montra mediática como o Imaginarius. As residências montadas pelos artistas selecionados têm ainda, como objetivo, conceber três espetáculos que, na edição de 2014, façam parte do cartaz oficial do festival.

Segundo o jornal Público, as informações relativas às candidaturas vão estar brevemente disponíveis no site do Imaginarius. No entanto, sabe-se que vão abrir a 7 de janeiro, em onze vertentes artísticas: arte digital, circo, dança, graffiti, instalação, intervenção, multidisciplinar, música, novos media, performance e teatro.

Podem inscrever-se artistas individuais ou em grupo, que devem submeter a sinopse do projeto que apresentam, a que devem anexar três imagens e um vídeo em bruto do mesmo. O júri, que aceita candidaturas até 10 de fevereiro, será composto por elementos da organização do festival, críticos e jornalistas ligados à arte e, ainda, artistas com autoridade nas áreas abertas a concurso. Em março, vão ser conhecidos as três candidaturas vencedoras.