O concurso é aberto a todos os alunos que estejam, atualmente, a frequentar o 2º ou 3º ciclos de estudos na Universidade do Porto (UP). Porém, existe apenas uma vaga, a ser preenchida pelo candidato que a UP achar mais adequado para usufruir de um semestre, isento de propinas, na Universidade da Califórnia, em Berkeley, nos EUA.

O protocolo com aquela que é uma das melhores instituições públicas norte-americanas, deriva do acordo assinado pela UP com o Grupo Santander, uma rede de universidades europeias que tem como objetivo criar vínculos com outras instituições.

Desta forma, quem estiver interessado em estudar um semestre nos Estados Unidos, deve saber que a sua candidatura passa, em primeiro lugar, pelas mãos da UP, que, se a selecionar, remete-a ao Grupo Santander, que, por sua vez, analisa-a e entrega-a à Universidade da Califórnia, para ser averiguada e, então, validada. Um processo rigoroso que faz jus à designação da instituição de Berkeley como a mais seletiva dos EUA, no espetro público.

Candidaturas e protocolo

Tendo em conta que a Universidade do Porto só vai aceitar uma candidatura por Faculdade, os interessados devem comunicar, até 1 de fevereiro, com o Gabinete de Relações Internacionais da FLUP, através dos seguintes endereços: [email protected]/[email protected]. Todas as informações sobre esta candidatura podem ser encontradas aqui e esclarecimentos sobre o protocolo, aqui

Não se pagam propinas, mas o resto, sim

A candidatura deve conter um formulário [PDF] preenchido (que apresenta uma data errada de “deadline”) , em que deve ser especificado o semestre de preferência – Fall Semester (Semestre de outono), de agosto a dezembro de 2013, ou Spring Semester (Semestre de primavera), de janeiro a maio de 2014; deve conter ainda a carta de motivação e de interesse académico na mobilidade; o Curriculum Vitae; a Transcrição Oficial de Registos; duas cartas de recomendação de docentes da Universidade; e a lista dos cursos que o estudante pretenda frequentar na Califórnia. Todos estes documentos devem ser escritos em inglês.

Contudo, neste protocolo, não é possível frequentar a UC Berkeley School of Law, a Haas School of Business, nem a Berkeley Graduate School of Journalism. De qualquer forma, o semestre que o candidato selecionado passar nos EUA, não conduzirá a qualquer grau académico, na medida em que o estudante não vai ser registado como sendo regular da instituição californiana.

Apesar de não ter de pagar qualquer propina, todas as restantes despesas ficam a cargo do aluno: inscrição, seguro de saúde, pedido de visto, taxas associadas a processos de investigação, entre outras.