O Facebook pareceu-lhe o ideal para divulgar o seu trabalho, em março de 2012. “Dois Desenhos a Conversar” começou com uma brincadeira, “surgiu de uma vontade enorme de expor ideias, contextos, histórias, piadas, tudo num formato simples de executar”, mas “não foi nada planeado”. Ainda assim, acabou por tornar-se algo maior.

O “exercício de experimentação” passou a ser o assunto pelo qual passavam todas as conversas online. “Andava tudo a falar sobre isto na Internet”, conta Álvaro Silveira, que aos 30 anos se define como “desempregado em part-time”.

A política e o desporto, por exemplo, não são temas que os dois desenhos abordem. “Prefiro explorar coisas que estão ligadas ao «hardware» do ser humano”, como a sexualidade, os desejos, as frustrações, ou a amizade. Apanhar o metro, encontrar emprego ou ir às compras, fazem parte do universo criado por Álvaro.

Primeiro o site, depois o livro – sempre com “um gozo enorme”

Estes bonecos irónicos e minimalistas já criaram algumas oportunidades de emprego a Álvaro, como o lugar de argumentista numa websérie da Filmesdamente, uma produtora do Porto. E o projeto é mesmo para andar para a frente.

Neste momento, Álvaro está a construir o site para o projeto e já planeia o lançamento de um livro, como uma espécie de coletânea das tiras já publicadas. “Apesar disto tudo, vão continuar a haver as tiras diárias no Facebook para quem quiser. Gosto de imaginar os ‘Dois Desenhos’ com a mesma energia daqui a cinco anos, isso sim, seria genial. Não sei quanto tempo isto irá durar, mas, para já, dá-me um gozo enorme”, admite o designer de Vila Nova de Gaia, que também colabora diariamente com o P3 (órgão de comunicação parceiro do JPN).