Goutham Rao e Katherine Kirley, os investigadores responsáveis pelo estudo “A integração da tecnologia no tratamento padrão da perda de peso”, dizem que quem utiliza as aplicações para ajudar a controlar a dieta (seja para smartphone, iPad ou outros) perde, em média, quase quatro quilos por ano comparativamente àqueles que não o fazem.

A investigação foi levada a cabo na Universidade North Shore, em Chicago, e contou com a colaboração de 69 adultos obesos ou com excesso de peso, que foram depois dividos aleatoriamente em dois grupos. Quinzenalmente, participaram em programas de orientação com nutricionistas, psicólogos e médicos.

Os elementos de um dos grupos receberam tablets com aplicações para registarem o consumo de calorias e facilitar o controlo nutricional da dieta, durante 12 meses. A perda de peso, na pesagem final, foi mais elevada do que o grupo sem acesso à tecnologia.

Grupo “tecnológico” perdeu mais peso e mais rapidamente

Para além disso, quem utilizou as aplicações obteve resultados positivos logo no início da experiência, ao contrário dos elementos outro grupo. Três meses depois do início da experiência, 36% dos participantes do grupo dos tablets já tinham perdido pelo menos 5% do seu peso, ao contrários do outro grupo, que não conseguia sequer um resultado semelhante.

Os dois investigadores acreditam, portanto, que o acesso à tecnologia pode ser essencial no combate à obesidade, já que é um método complementar de baixo custo muito eficaz na gestão da dieta.