Em abril deste ano, a Amazon Studios (filial da Amazon, loja de vende de produtos na Internet) lançou um desafio mundial (interdito apenas a países como Myanmar, Cuba, Irão, Coreia do Norte, Sudão e Síria): procurava “excelentes guiões” que dariam origem a “excelente entretenimento”.

Quem quisesse participar bastava elaborar o guião para uma série cómica (já incluindo o episódio-piloto de 22 minutos) e submetê-lo no site para depois ser avaliado no prazo de 45 dias, pelo departamento de conteúdos.

Até agora, receber mais de dois mil guiões e já aprovou seis, que verão o episódio-piloto concretizado, já no próximo ano. De seguida, serão disponibilizados no site, onde o público pode votar nos que mais gosta e decidir quais chegarão realmente a ser uma série online.

Apesar do concurso ser aberto a todos os que queiram participar, apenas um dos seis finalistas é estranho à indústria norte-americana de entretenimento. Kevin Sussman, um dos guionistas da célebre “Big Bang Theory”, por exemplo, é um deles.

Os episódios-piloto mais votados vão render ao criador do guião o valor de 41 mil euros e 5% do merchandising vendido no site da Amazon.

A empresa diz-se muito empolgada por começar este projeto e permite ainda que sejam submetidos guiões para mini-séries infantis, escritas por crianças, e para filmes que passarão depois pelo mesmo processo. O vencedor do guião para filme ganha 150 mil euros (mais 300 mil se chegar aos 45 milhões nas receitas de bilheteira).