O IB2 – Industrial Biological Biomaterials Doctorate é o novo programa doutoral do Instituto de Engenharia Biomédica do Porto (INEB). Um percurso de “elite”, “ao mais alto nível académico”, que só tem lugar para quatro candidatos.

Este doutoramento resulta de uma parceira com a Grifols, uma empresa na área da Saúde com sede em Barcelona, onde os académicos trabalharão durante cerca de 18 meses. É que para além do ambiente académico, metade da formação será feita em ambiente industrial, usando o método de resolução de problemas reais.

Ação Marie Curie

A Initial Training Networks – European Industrial Doctorates foi lançada pela Comissão Europeia em 2012 e financia abordagens inovadoras nos doutoramentos, que impliquem investigação e indústria.

Coordenado pelo investigador Mário Barbosa e financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Marie Curie – Initial Training Networks, o programa converge áreas de formação tão diferentes como o empreendedorismo, a transferência de tecnologia ou o desenvolvimento de negócios.

Programa doutoral centra a investigação na área da medicina regenerativa

A linha de investigação, no campo da medicina regenerativa, está muito bem definida: o principal objectivo é estabelecer culturas de células estaminais humanas e estudar a sua utilização, no caso de ausência de suplementos de origem animal.

Este é o único programa do género a ser coordenado por portugueses e Mário Barbosa acredita que “terá um impacto profundo a nível clínico na transplantação de células estaminais”. A equipa, para já, é constituída por dois estudantes de origem alemã, um polaco e um italiano que acabam de chegar a Portugal e foram selecionados entre mais de 70 candidaturas.

A proposta conjunta do INEB e da Grifols, contou com a colaboração da Universidade do Porto (UP), do Instituto de Bioengenharia da Catalunha (IBEC), e do Instituto de Patologia e Imunologia Molecular (IPATIMUP), entre outros.