Esta já é maior feira de tecnologia do mundo, mas este ano será mesmo a maior de sempre. Com 1,8 milhões de metros quadradis e 20 mil produtos em exposição, a Consumer Electronics Show (CES) 2013 arranca hoje e traz à ribalta alguns dos produtos do futuro.

O garfo controlador

A HapiLabs é francesa e foi uma das empresas que mais despertou as atenções entre os curiosos. Preocupados com a felicidade (“HAPIness”) e a saúde de quem os rodeia, criaram o garfo HAPIfork. que tenta regular os hábitos alimentares de quem o usa. Monitorizando o tempo entre garfadas, emite um alerta quando se está a comer rápido demais. Assim, ajuda emagrecer e a combater problemas gástricos, como o refluxo ou a indigestão.

Os óculos de acesso à realidade aumentada

Já os engenheiros da empresa norte-americana Vuzix apresentam uns óculos inteligentes – os Smart Glasses M100 -, sem fios, (e ainda em desenvolvimento) que permitem o acesso a aplicações de realidade aumentada, através do smartphone. Fotografias, jogos ou o acesso ao e-mail estão entre as opções disponíveis.

Smartphones à prova de água, sumo e cerveja

Outro dos pontos altos da feira, prevê-se, é a tecnologia WaterBlock, da empresa HzO. É um sistema de isolamento que torna tablets e smartphones á prova de água (e até a sumos e cerveja), mas de uma forma distinta das soluções já oferecidas no mercado. Ao invés da película ser aplicada posteriormente, para proteger o exterior do equipamento, é aplicada durante o processo de construção e assim protege também o mais importante: o interior do dispositivo. Se as grandes empresas apostarem nesta tecnologia, já pode deixar cair o iPhone na sanita ou fazer a câmara deslizar para a piscina sem levar as mãos à cabeça.

A capa indestrutível

Mas se a questão passa por proteger os smartphones, a Tech21 também ajuda. A empresa britânica domina a ciência da “impactologia”, como eles próprios a descrevem, e criou uma capa que torna o smartphone quase indestrutível. A capa de proteção é feita de um material plástico aparentemente mole que endurece imediatamente no momento do impacto, protegendo o dispositivo. E a qualidade é garantida, já que a empresa não se poupou nos testes de qualidade.

O localizador de bagagens

Mas a tecnologia não se esqueceu de quem gosta de viajar. O TrakDot é outro dos produtos apresentados na feira, pela Globatrac: um dispositivo de localização colocado nas bagagens que permite voltar a encontrá-las, se ocorrer o típico extravio. É pequenino, cabe em qualquer cantinho disponível e é localizável através de tablets ou smartphones. Devido a um pequeno acelerómetro incorporado, desliga-se automaticamente quando o avião descola. De resto, sobrevive quase durante três semanas ligado, com apenas duas pilhas AA.

Depois, outras inovações vão desde tablets gigantes a televisões ultra HD ou mesmo super finas. As ideias não páram e realmente é importante pensar diferente, mas a utilidade dos objetos também não vai passar despercebida aos júris que elegerão os melhores produtos. Quarta-feira, 9 de janeiro, são anunciados os finalistas. Já dia 10 são anunciados definitivamente os os vencedores desta edição.