A décima edição dos “European Border Breakers Awards” (EBBA) premeia, esta quarta-feira, na Holanda, a banda portuguesa “Amor Electro”, pelo êxito conquistado com o primeiro álbum lançado internacionalmente.

A cerimónia dos EBBA, um dos mais importantes festivais de música da Europa, vai ser transmitida em direto, no YouTube, a partir das 17h (ver janela de vídeo em baixo). Jools Holland, apresentador de televisão e músico, vai guiar a emissão a partir de Groningen, durante o festival que organiza a cerimónia, o Eurosonic Noordeslag.

Os “Amor Electro“, além de estarem presentes para receberem o prémio de banda pop revelação, também vão atuar ao vivo, naquele que vai ser o momento ideal para divulgarem, a um público mais abrangente, o trabalho que já os começa a notabilizar.

Além da banda portuguesa, o mesmo prémio vai ser atribuído a outros nove conjuntos oriundos de países diferentes da Europa. “Nabiha” (Dinamarca), “Ewert and The Two Dragons” (Estónia), “French Films” (Finlândia), “C2C” (França), “Emeli Sandé” (Reino Unido), “Of Monsters and Men” (Islândia), “Dope D.O.D.” (Países Baixos), “Juan Zelada” (Espanha) e “Niki and the Dove” (Suécia) vão ser as restantes bandas premiadas.

Os EBBA são financiados pelo “Programa Cultura”, da União Europeia, e por ele já foram consagrados grupos como Tokio Hotel, The Ting Tings, Mumford and Sons e Swedish House Mafia, além de artistas como Adele e Katie Melua.