A Domus, uma das mais prestigiadas publicações na área da arquitetura, elegeu a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) como uma das 100 melhores escolas de arquitetura da Europa, em 2013.

A lista que reúne as 100 melhores escolas europeias de arquitetura e design, segundo a Domus, e onde se inclui a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), saiu no suplemento da revista “Domus School Guide 2013”, um guia universitário com as melhores opções para os alunos que quiserem seguir estudos na área.

Apesar da centena de escolas referidas, apenas 32 são escolas de Arquitetura, equiparáveis à FAUP, já que o guia reúne ainda escolas na área do design.

Em relação à FAUP, a Domus fala da “pedagogia única” da escola, “focada no desenho manual e nos métodos tradicionais como portas de entrada para a compreensão da arquitetura”. Sublinha ainda a “relação próxima entre professores, estudantes e antigos estudantes” e a qualidade da biblioteca – “uma das mais importantes em Portugal”. Destaca ainda o edifício projetado por Álvaro Siza Vieira e as muitas colaborações que a escola desenvolve com o exterior. “É normal que os estudantes saiam do ambiente académico como forma de se prepararem para o mundo real”, lê-se.

Quanto as cursos referidos, todos dispõem de descrição, grau conferido, duração, custo, requisitos de candidatura, professores e estudantes proeminentes, redes de parcerias, instalações e ambiente, de modo a que todos esclareçam bem as suas dúvidas.

A Domus já data de 1928, foi fundada pelo arquiteto italiano Gio Ponti e é atualmente uma das mais conhecidas e prestigiadas publicações, dedicada à arquitetura, interiores, artes e design.