As conversas intermináveis, os smiles, as chamadas de atenção, as conversas pela webcam e todas as memórias que muitos jovens ainda guardam do tempo do Messenger estão prestes a terminar. O chat do Facebook, a ascenção do Skype e o desenvolvimento das redes sociais acabou por roubar as atenções deste serviço de conversação online e o Messenger vai mesmo ser encerrado.

A Microsoft já anunciou o término para 15 de março e pediu aos utilizadores que se mantêm fiéis para emigrarem para o Skype. “[Os utilizadores] Serão capazes de trocar mensagens instantâneas e fazer conversas em vídeo como antes”, garante a empresa, mas agora a aposta reside ainda em “novas formas de conversação através de telemóvel e tablet”.

O que acontece, como explica Brian Hall, gestor de serviço, no blogue do Windows Live Messenger, é que “muito mudou para as mensagens instantâneas e para o Messenger nos últimos anos” e este desfecho era inevitável.

Agora, estão a “encorajar todos os utilizadores de Messenger a actualizarem-se ao descarregar a última versão do Skype”. “Nos meses vindouros, vamos retirar as aplicações do Messenger para todas as regiões mundiais exceto para a China continental”, lê-se.

A fusão do Messenger com o Skype quer melhorar as comunicações e unir todos num único serviço de conversação já que, ainda segundo Brian Hall, a Microsoft acredita que “o Skype providencia uma melhor experiência e uma rede ainda mais forte”.