Esqueçam aquelas publicidades estrangeiras dobradas para português, em que um profissional de medicina dentária afirma ser aquela a pasta dentífrica ideal para combater as cáries. Ou, até mesmo, os anúncios sobre as pastilhas elásticas sem açúcar perfeitas para o mesmo fim.

Um estudo publicado este mês no “The Journal of the American Dental Association” (JADA), concluiu que não é o facto de as “chicletes” não terem açúcar que previne as cáries, mas é, por sua vez, o ato de mascar pastilha elástica, por si só, que faz isto.

O estudo em questão, acompanhou, durante três anos, 691 adultos norte-americanos recrutados de várias clínicas dentárias por todo o país. Depois de divididos em grupos, a uns eram dadas, para consumir cinco vezes por dia, pastilhas elásticas com xilitol (aditivo adoçante colocado em quase todas as “chicletes” sem açúcar, conhecido por combater as bactérias que causam as cáries) e, a outros, um placebo de igual aspeto e sabor.

Recentemente, chegou-se à conclusão que, de facto, as pastilhas elásticas sem açúcar previnem as cáries, tal foi a melhoria das “cobaias” ao longo do tempo. Mas a verdade é que também o grupo que consumiu o placebo melhorou. Ou seja, percebeu-se que não é o xilitol o real responsável pelo combate às cáries, mas sim, a quantidade de saliva gerada pelo regular mascar de “chicletes”, que acaba por afastar os ácidos nocivos para a dentição.

Ainda assim, James D. Bader, professor da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, e um dos envolvidos no estudo, refere que convém que este efeito seja produzido com pastilhas elásticas sem açúcar, isto é, com xilitol, porque, de qualquer forma, e tal como a sabedoria popular diz, “o açúcar faz mal aos dentes”.