Se gosta de jogos de tabuleiro, do Porto, de sair com os amigos e de competição saudável, esta é a sugestão ideal. No próximo dia 24 de janeiro, no Bar do Mundo, joga-se o Portoscópio, um jogo de tabuleiro virtual com perguntas sobre a cidade.

Sabe como é que se chamava o Teatro Sá da Bandeira em 1855? Que no Porto há mais de 300 camélias diferentes ou que a Praça da Ribeira começou por ser um mercado medieval? Se não sabe, já pode descobrir. É que a Associação Porto Digital tem planos para a noite de 24 de janeiro, quinta-feira, que não passam por sair para dar um pézinho de dança ou ficar na esplanada à conversa.

No Bar do Mundo, na Rua Mouzinho da Silveira, a associação quer desafiar os portuenses a espreitar, ouvir e sentir o Porto pelo Portoscópio, um jogo virtual – mas que em nada deve aos jogos de tabuleiro – com perguntas só sobre a cidade. Os jardins, os museus, os sabores ou os monumentos são apenas algumas das categorias que são abordadas. Assim, ficará rapidamente a saber se realmente conhece a cidade onde vive, estuda ou trabalha.

Para participar basta aparecer no bar por voltas das 21h, com a lição bem estudada, e entrar numa das equipas, que serão constituídas no momento. O tabuleiro virtual será projetado num quadro interativo e depois é só arriscar a responder às perguntas (atenção que só tem cinco vidas!) para decidir quem é a equipa mais conhecedora.

Até lá, pode ir treinando online, até porque há prémios para a equipa vencedora. Para além do conhecimento extra, estes prémios “simbólicos” podem incluir bilhetes grátis para museus e outros brindes.

Jogo é um projeto de 2007 que é agora “resgatado”

A ideia do jogo, que nasceu em 2007, é “ver o Porto através de um microscópio e de um telescópio, ouvi-lo através de um estetoscópio e descobri-lo através de um caleidoscópio”. Basicamente, é dar a conhecer a cidade “de uma maneira lúdica e divertida”, explica Marlene Rocha, da Associação Porto Digital e uma das responsáveis pela criação do Portoscópio. Mas entretanto, apesar de já estar completo, acabaram-se os recursos, surgiram “projetos prioritários” e a ideia foi posta de lado.

Agora, Marlene decidiu voltar a resgatar o Portoscópio e tirá-lo de vez da gaveta. O jogo precisa de ser atualizado e reestruturado – até lhe querem dar uma “nova imagem” – mas primeiro há que fazer os testes junto “de um público exterior” e perceber o que funciona e o que deve ser alterado. Este encontro no Bar do Mundo vai ser a prova de fogo para “melhorar o jogo” e o pontapé de saída para outros eventos do género.