Os post-its são tranversais a todos, seja para escrever recados ou anotar tarefas futuras. Os alunos do segundo do Curso de Artes Plásticas e Design da Faculdade de Belas-Artes (FBAUP), no entanto, descobriram outro uso para os pequenos papéis coloridos.

Esta sexta-feira, 11 de janeiro, por volta das 11h30, vão iniciar uma instalação no e-learning Café da Universidade do Porto, no pólo da Asprela, em que os post-its serão os seus cartões de apresentação. Cada um será personalizado à medida de cada estudante e o objetivo é fazer do espaço um “post-it gigante”.

E o material não foi escolhido por acaso, mas pela versatilidade daquele “quadrado de papel colorido que nos permite colar e descolar, voltar a colar se assim nos apetecer, ou até quem sabe ser levado connosco no nosso caderno para não nos esquecermos”.

Para além de expôr o talento destes alunos, a iniciativa permitirá “aproximar a comunidade dos alunos de Belas Artes a este espaço de encontro, frequentado por tantos outros tantos estudantes” e apresentar a faculdade, ou seja, “mostrar o que se faz no outro pólo da Universidade”, afirma Sílvia Simões, a professora responsável pela orientação dos trabalhos, em comunicado. “Não só nos estamos apresentar enquanto indivíduos, como também aproveitamos para mostrar o que por aqui se aprende e ensina”, explica.

Quem não puder assistir à instalação, não precisa de ficar preocupado. O “mural” vai ficar em exposição, no e-learning Café, até dia 8 de fevereiro.