O “Concurso de Ideias para a Promoção da Literacia Financeira”, em ambiente académico, surge no âmbito do projeto “Educar na U.Porto”, uma iniciativa da Universidade do Porto (UP), através da Faculdade de Economia (FEP), que quer ensinar os estudantes a poupar.

Sem fugir ao objetivo, este concurso quer “estimular a responsabilidade social dos estudantes da Universidade do Porto”, “potenciar a geração de ideias nestes domínios científicos” – premiando a “criatividade e capacidade de intervenção” -, “promover a multidisciplinaridade, fomentando a partilha de experiências” ou ainda “sensibilizar para a importância da educação financeira das populações”.

Projetos podem ser teóricos ou audiovisuais

Com duas categorias às quais os alunos se podem inscrever – “Conteúdos Audiovisuais de Promoção da Literacia Financeira” e “Outros Conteúdos de Promoção da Literacia Financeira”-, responde às necessidades quer dos amantes do audiovisual quer dos que já não têm tanto jeito para as novas tecnologias.

Na categoria audiovisual, os projetos devem ser conteúdos para plataformas móveis e para a internet e devem promover, em particular, “conteúdos de educação financeira, de natureza não comercial”, dirigidos à comunidade académica portuguesa.

Já na categoria de “outros conteúdos”, exigem-se “candidaturas que promovam o desenvolvimento de um programa/projeto” na área, quer “a título individual” quer “em parceria com outras entidades”. Educacional, inovador e socialmente interventivo são requisitos obrigatórios.

Cada candidato só pode concorrer a uma das categorias e às ideias vencedoras, de cada uma delas, será atribuído um prémio de mil euros e ainda uma menção honrosa de “Responsabilidade Social”, que premiará a ideia “com maior envolvimento de instituições de solidariedade social”.

Para concorrer, basta preencher o formulário disponível no site de concurso. Subscrito por todos os proponentes, deverá ser convertido em .pdf e enviado para o e-mail [email protected], até 29 de março.