Resmyie Oral, da Universidade de Iowa, nos EUA, e Francien Lamers-Winkelman, da Universidade de Amesterdão, na Holanda, são apenas alguns dos especialistas na área do abuso e negligência de crianças que vão marcar presença, durante sexta-feira e sábado, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

O motivo é o encontro promovido pela instituição para se debaterem vários aspetos da violência infantil. O objetivo é “partilhar conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares na área do abuso e negligência de crianças, focando a abordagem na ideia da permissividade da sociedade para com muitos dos comportamentos abusivos no nosso país”, explica a nota da FMUP.

O programa [PDF] do congresso coordenado por Teresa Magalhães, diretora da Delegação Norte do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), prevê a abordagem a temas como o castigo físico, a exposição de crianças a imagens violentas ou, ainda, diferentes formas de violência socialmente tolerada.

Sobre este assunto, importa relembrar que cada vez mais crianças recorrem a linhas telefónicas de apoio e que, entre 15 de novembro e 31 de dezembro de 2012, foram denunciados mais de 800 casos de violência doméstica, situações demonstrativas do contexto social impróprio em que vivem vários jovens.