O Festival Black & White é uma perdição para os amantes do preto e branco e, de facto, esse é o único requisito essencial das obras a concurso.

As candidaturas podem ser feitas até 11 de fevereiro e, como habitual, é possível concorrer a três categorias: fotografia, vídeo e áudio. Esta última é, de facto, uma das características que distingue este evento, já que é o único festival audiovisual que inclui o áudio por si só.

Black&White

O festival a preto e branco da Católica surgiu em 2002 da necessidade de “criar algo diferente” e “ocupar um espaço que ainda ninguém tivesse ocupado”, e a verdade é que grande parte do sucesso que o festival tem tido prende-se precisamente com o facto de não existir “no mundo, um festival tão especializado”, explicou o diretor Jaime Neves, ao JPN, em 2011.

Os trabalhos selecionados farão depois parte da programação do festival, que se realiza de 22 a 25 de maio, na Escola das Artes da Católica do Porto. Mas a oferta vai muito além do concurso em si. Durante os quatro dias, acontecerão ainda debates, conferências e workshops relacionados com a temática.

Para a edição do ano passado foram selecionados 31 filmes, nove sequências fotográficas e sete trabalhos em áudio, todos vindos dos quatro cantos do mundo. Este ano, regulamentos e formulários de inscrição estão disponíveis na página oficial.