Um ano depois de o site “Megaupload” ter sido encerrado pelo FBI, eis que Kim Dotcom, o seu fundador, está de volta, com mais “três mosqueteiros”. São eles Mathias Ortmann, Bram van der Kolk e Finn Batato que, juntamente com Kim, programaram, na Nova Zelândia, durante o “ano sabático”, um novo serviço de Internet muito parecido com o que foi extinto. Até no nome: “MEGA”.

No entanto, existem outras funcionalidades no novo site que o “Megaupload” não suportava, como a possibilidade de fazer upload de diretórios completos. Assim sendo, o serviço está aberto a qualquer utilizador, que pode, de forma gratuita, adquirir 50 GB (gigabytes) de armazenamento na “cloud” (nuvem). Desta forma, a capacidade oferecida pelo MEGA fica muito além dos outros serviços gratuitos, como o Google Drive ou o SkyDrive, que oferecem apenas 5 e 7 GB, respetivamente.

Além do serviço gratuito, os utilizadores podem adquirir mais espaço na nuvem, através do pagamento de uma mensalidade. Por 9,99 euros por mês, podem ser comprados 500 GB, ou, por 29,99 euros, o utilizador pode adquirir 4 TB (terabytes), isto é, 4096 GB.

Kim Dotcom anunciou, através do Twitter, que o site encontra-se um pouco lento devido aos milhares de novos registos que estão a acontecer, todos os minutos, desde que foi colocado online.