São 1905 os jovens licenciados, até aos 30 anos, que vão poder fazer estágios profissionais na administração pública central, a partir de 3 maio. A bolsa de estágio é de 691,71 euros, à qual ainda acresce o subsídio diário de refeição.

As candidaturas começam já esta segunda-feira, dia 28, e terminam a 8 de fevereiro. Podem candidatar-se jovens à procura do primeiro emprego, desempregados ou ativos à procura de emprego correspondente à sua área de formação e nível de qualificação.

Todos se podem candidatar

As funções a desempenhar são multidisciplinares, abrangendo desde a área da arquitectura e urbanismo, à gestão e administração, passando pela informática, construção e engenharia civil, direito, marketing, estatística e outras.

Os estágios têm a duração de 12 meses e vão decorrer nos serviços da Administração Pública Central, localizados em todas as capitais de distrito e regiões autónomas: departamentos da PSP, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, Ministério da Agricultura, Ministério da Economia, Instituto de Meteorologia ou ainda vários estabelecimentos de ensino superior.

O Programa de Estágios Profissionais na Administração Pública Central (PEPAC) é mais uma das iniciativas inseridas no programa de incentivo ao emprego “Impulso Jovem” e estes “estágios visam proporcionar uma experiência profissional em contexto real de trabalho”, lê-se, em comunicado da Direcção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores da Administração Pública (INA).