Parece que não basta fazer exercício mas também ter em conta a altura – e em que condições – se faz. Um grupo de investigadores da Universidade de Northumbria, em Newcastle, diz que fazer exercício antes do pequeno-almoço, de estômago vazio, é mais eficaz. Em média, queima-se mesmo 20% mais de gordura do que após as refeições.

O estudo contou com a participação de 12 voluntários masculinos, fisicamente ativos, que todos os dias corriam numa passadeira às 10h. Metade do grupo já tinha tomado o pequeno almoço, enquanto outra metade ainda se mantinha em jejum. Depois do esforço, todos podiam beber um batido de chocolate para recuperar e, ao almoço, comer um prato de massa até se sentirem “confortavelmente satisfeitos”.

Ao calcularem o consumo de energia e gordura durante o almoço, tendo em conta a energia e a gordura que os atletas já tinham queimado durante o exercício, os investigadores puderam concluir que os voluntários que tinham feito desporto de estômago vazio não tinham consumido mais calorias do que os restantes, ou sequer demonstrado ter maior apetite.

Exercício em jejum queima mais gordura e a fome é a mesma

Foto: Northumbria University

O objetivo desta investigação era contrariar o mito de que fazer exercício em jejum aumenta o apetite, levando a um consumo excessivo de alimentos por dia – e por isso, prejudicando os efeitos do desporto. E foi bem sucedida, já que as conclusões foram remotamente contrárias.

“O exercício não aumenta a fome ou o consumo de alimentos ao longo do dia”, afirma Javier Gonzalez, um dos autores da investigação e doutorando em “Exercício em Metabolismo”, em comunicado. Pelo contrário: os resultados das análises mostraram que quem correu na passadeira antes do pequeno almoço queimou mais 20% de gordura do que aqueles que já se tinham alimentado.

O que acontece é que para perder gordura corporal, precisamos de usar a gordura do que consumimos para produzir energia, durante o exercício. Em jejum, “uma maior proporção dessa energia vem da gordura já existente”, explica o investigador.

Sem querer sobrevalorizar a descoberta, os investigadores lembram que não podem concluir os efeitos do exercício em jejum a longo-prazo, no entanto, não deixa de ser verdade que o exercício de barriga vazia ajuda a perder peso mais rápido.