Refletir sobre o contributo dos migrantes para as sociedades europeias. É esta a sugestão lançada pelo concurso “Migrantes na Europa“, promovido pela Comissão Europeia e dirigido, sobretudo, aos estudantes de todas as faculdades da União Europeia (UE) que lecionem arte, comunicação, jornalismo e audiovisual.

O desafio proposto aos jovens, com 18 ou mais anos de idade, assenta na elaboração de um trabalho artístico – em cartaz, fotografia ou vídeo – que transmita uma opinião válida e interessante sobre o tema e que demonstre a importância destas pessoas na vida da sociedade. O objetivo é “estimular um debate construtivo e, ao mesmo tempo, refletir sobre a situação dos migrantes na Europa”, refere a organização.

Dados de migrantes da UE

“Em 2011, ano em que a população mundial ultrapassou sete mil milhões de pessoas, viviam na UE 20,2 milhões de nacionais de países terceiros, ou seja, cerca de 4% da população total da UE (502,5 milhões de pessoas) e 9,4 % dos 214 milhões de migrantes estimados a nível mundial”

Os trabalhos podem ser feito individualmente ou em grupo (sem limite de pessoas). O essencial é que, no ato de inscrição, que se encontra aberto até 30 de abril aqui, os estudantes indiquem o nome da faculdade que os representa, visto que os prémios, no valor de 10 mil euros, vão ser atribuídos aos estabelecimentos. Assim sendo, também podem ser feitas candidaturas conjuntas entre faculdades.

Além disso, pode ser apresentado mais do que um trabalho por candidato, num ou em mais formatos, entre os três disponíveis. Com efeito, quer os cartazes quer as fotografias devem ser projetadas para a dimensão final de A3, enquanto os vídeos não devem ultrapassar os três minutos. No entanto, as regras detalhadas do concurso podem ser consultadas aqui.

Depois de feita a inscrição, os trabalhos devem ser submetidos até 21 de junho, sendo que, a partir de julho, segundo a linha temporal do concurso, o júri vai selecionar os dez melhores projetos de cada país, para depois definir 30 finalistas, de entre os quais vão sair os vencedores de cada formato. Em setembro, os internautas vão poder votar para o vencedor do “Prémio do público”, que também vai ter direito a 10 mil euros.

A entrega dos prémios vai decorrer em outubro, em Bruxelas.