O e-book é um livro convertido em formato digital, que pode ser lido num ecrã de computador ou num leitor portátil, o e-reader. Um e-book pode comprar-se, descarregar-se e ler-se em poucos minutos, sem implicar uma visita à biblioteca ou livraria. É usualmente mais leve e mais pequeno do que um livro em papel, de capa dura.

Os que não estão sujeitos a direitos de autor, podem ser descarregados gratuitamente da Internet. Não precisa de papel, tinta ou combustível para serem distribuidos e podem armazenar-se no computador ou em Cloud na internet. Não estão assim sujeitos a roubo, perda ou danos.

Os leitores de e-books, ou os e-readers, permitem ver livros com movimento, aumentar o tamanho e mudar o tipo de letra do texto ou, até, ativar o modo de leitura em voz alta para pessoas com necessidades especiais. Por outro lado, os escritores podem passarem a editar e distribuir os seus próprios livros na internet, sem fronteiras e para audiências globais. Mas os e-books não estão isentos de inconvenientes.

O que os livros digitais não têm

Na opinião de muitos, os livros digitais não exercem sobre o leitor o mesmo grau de atração. Um livro em papel possui uma capa, cujo desenho, textura e dimensões é variável e torna-se único pelo uso; pode tocar-se e as suas folhas têm aroma; o objeto livro concede ao leitor um sentimento de propriedade e além disso, um livro com grandes ilustrações dificilmente é apelativo quando visto num e-reader.

Mas a passagem dos livros para o universo digital tem outras desvantagens mais profundas. A leitura digital tem sido alvo de estudo da psicologia cognitiva. Se por um lado a leitura em ecrã experimenta sérios limites de visibilidade e legibilidade – o que ocasiona défices na perceção – por outro lado, o nível de compreensão do texto digital é, ainda, inferior ao nível de compreensão do texto impresso.

Para além disso, a variedade de formatos existentes nos livros digitais e a ausência de compatibilidade entre formatos, condiciona a leitura que fica dependente de plataformas e softwares. O quadro típico da compra e venda, que tem caraterizado a história do livro, passa a estar condicionado à obtenção de liçenças.

A história do e-book ainda agora começou

Uma ponderação sobre os e-books deve sempre considerar que estes se encontram na fase inicial do seu processo evolutivo. Embora possam progressivamente tornar-se mais baratos, os leitores de e-books ainda não o são.

Os livros digitais apresentam-se no mercado atual sob variadíssimos formatos e todos competem entre si. Alguns sobreviverão, outros vão tornar-se obsoletos a breve termo, graças à seleção natural que o mercado se encarrega de impor. Não apenas o formato, mas também o dispositivo que o permite ler se extinguirá, impossibilitando a sua leitura. Aí está uma barreira que o livro tradicional nunca teve que transpor.