A iniciativa, denominada “experiment@Portugal’2012“, é da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (UC) e da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (UP). A ideia é “promover a engenharia online”, através do desenvolvimento de “conteúdos documentais, multimédia e de realidade virtual”, ou seja, novas ferramentas web para o ensino e para a investigação científica, e até um “dispositivo sensorial de baixo custo”, explica a UC, em comunicado.

Será assim possível, por exemplo, a realização de “experiências científicas em laboratórios virtuais”, tal e qual como se acontecesse em laboratórios reais, “com direito a um tutor inteligente para ajudar a resolver dificuldades”.

“Meter a mão na massa continua a ser essencial”

O projeto é da responsabilidade do professor Alberto Cardoso, da UC, que diz que este “laboratório virtual” vai poupar “muito trabalho em laboratório real”. Mas deixa um alerta: “meter a mão na massa continua a ser essencial”, até porque o objetivo é que este ambiente virtual prepare os alunos “para a experiência no ambiente real”.

Conteúdos

Os conteúdos serão suportados por laboratórios (remotos ou virtuais) já existentes ou ainda em desenvolvimento nas instituições de ensino superior em Portugal, catalogados no portal Lab2go. A plataforma vai ainda contar com uma espécie de enciclopédia científica e com desafios colocados aos diversos públicos-alvo.

A plataforma vai ser disponibilizada online, assim como os recursos web referidos, e ficará acessível a qualquer pessoa do mundo. Assim, será possível “agregar os recursos existentes nas diversas instituições de ensino e colocá-los ao dispor de todos”, potencializando a aproximação entre os estudantes “das ciências em geral e das engenharias em particular”.

Financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do concurso Projetos Inovadores no Domínio Educativo, o “experiment@Portugal’2012” – é dirigido a estudantes, docentes, investigadores e até à indústria – e vai ser apresentado esta segunda-feira, no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Química, no Pólo II da UC, pelas 10h00.