O surf também já tem um festival internacional de cinema e a cidade do Porto já se associou a ele. Por isso mesmo, chama-se “Porto Surf Film Festival” e vai decorrer entre 29 e 31 de março, no auditório da Biblioteca Almeida Garrett, no Palácio de Cristal.

Os aficionados da modalidade (e não só) já sabem, assim, onde rumar, para assistirem a dez filmes que retratam a história do cinema do surf, que começou na década de 60 do século passado, na Califórnia (EUA). Segundo Luís Madureira Pinto, co-organizador do “Porto Surf Film Festival“, foi preparado “um programa oficial que vai surpreender os espectadores com a qualidade dos filmes ligados ao surf”.

Filmes em exibição

29 de março
“One Winter Story”
“The Endless Summer II”

30 de março
“Singlefin: Yellow”
“Thicker Than Water”
“Finnsurf”
“Sea Fever”

31 de março
“The Lost Wave”
“Castles In The Sky”
“A Brokedown Melody”
“Surfing With the Enemy”

Tendo em conta que, “para além do lado desportivo, os filmes de surf são conhecidos pela fotografia e pela divulgação das culturas do mundo”, adivinha-se uma vasta heterogeneidade de visitantes durante os três dias do festival. Carlos Rui Ribeiro, o outro organizador, confirma e revela as previsões: “Portugal tem mais de 30 mil praticantes de surf. Esperamos atrair espectadores do Grande Porto, mas também do resto do país e da Galiza”.

Os bilhetes para o “Porto Surf Film Festival” já estão à venda em bilheteira eletrónica, com um custo de 5 euros por filme e de 45 euros pelo passe geral para os três dias. No entanto, até 28 de fevereiro, o passe geral pode ser adquirido a 40 euros. Cada sessão vai estar limitada a 192 lugares.