“Le Grand Ailleuirs et le petit ici” de Michèle Lemieux foi o vencedor do Grande Prémio na 36.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Animação (Cinanima), que decorreu entre os duas 12 e 18 de novembro, em Espinho. Já o “A morning strol” de Grant Orchard foi o filme que arrecadou o Prémio do Público.

Para quem, na altura, não teve possibilidade de estar no festival, pode sempre aparecer pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), às 21h30 do dia 13 de fevereiro. Estes são apenas dois entre a vasta lista de filmes de animação que foram premiados no festival e que serão exibidos, com entrada completamente gratuita.

“Along the way”, do suíço Georges Schwizgebel, “Swarming” (vencedor do Prémio Filme de Escola), “Demoni” e “Oh Willy…” (vencedores dos prémios de curtas até 5 minutos e até 25 minutos) e ainda “Head over heels”, de Tim Reckart (vencedor do Prémio Cidade de Espinho) também fazem parte do programa de animação.

Mas os trabalhos de origem nacional também não foram esquecidos. A representar a animação portuguesa, estará “Kali, o pequeno vampiro”, de Regina Pessoa e “A energia na Terra chega para todos” de José Miguel Ribeiro. Ambos conquistaram os prémios de “Melhor Banda Sonora Original” e “Publicidade e Informação”, respetivamente. A iniciativa é do Comissariado Cultural da FEUP.