Como não podia deixar de ser, há festas académicas por toda a cidade. Às 23h45, começa o “forró” no Orfeão Universitário do Porto (OUP). A festa, cujo tema é o “Circo”, promete boa música e bebidas a preços académicos. A entrada tem um custo de cinco euros, sem bebidas, oito euros com quatro finos e duas bebidas brancas ou ainda 15 euros com bar aberto.

No Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), a festa é outra. Começa às 23h e conta, entre outros, com os DJ’s Carlos Maia e Merce ou os MC’s dos Mundo Secreto. A entrada custa cinco euros, já com uma bebida branca, e ainda há direito a concurso de máscaras. O primeiro prémio leva para casa um bilhete semanal da Queima das Fitas 2013 e o 2.º prémio, dois bilhetes diários.

O Carnaval do Rio também vai passar pelo Porto, mais logo. É a festa de Erasmus do ESN Porto, no Musik Club (antigo MauMau). Prometem presentes, surpresas, boa música e prémios para os melhores fatos. A festa começa a partir das 23h45 mas às 22h já começa a reunião para umas quantas “pré-bebidas”. A entrada é gratuita para quem tem o cartão ESN e custa seis euros (com uma bebida) para quem está na guestlist. Para os outros, oito euros também com uma bebida.

Académicas ou não, as festas fazem-se por toda a baixa. No Plano B, este ano, a festa é temática: Thughs vs Gangsters. O objetivo é inspirarem-se nos piores mafiosos de que têm memória e envergarem um fato à altura. A entrada custa cinco euros consumíveis para quem se esforçar e 7,5 euros para quem deixar a máscara em casa.

No Rivoli, o tema é o “Zorro”, já que “é tempo de ser herói”. A entrada fica por 10 euros consumíveis e a animação, a partir da meia-noite, fica a cargo de uma banda cubana e vários DJ’s.

Na Festa de Carnaval do Armazém do Chá há muita música e animação garantida. Começam os “The Macaques”, com o seu “rock ciclónico”, com sucessos como “É Bairrada” e “Zé Mourinho”. Seguem-se 10.000 Russos e Cavaleiros do Faroeste. Seguem-se os DJ’s que prometem muita internacionalização – e muita música “agradável”. A entrada custa três euros.

As sugestões ficam-se por aqui – mesmo que as festas corram a baixa e o Porto de uma ponta à outra – mas o Carnaval pode continuar até quando o homem quiser. Por isso, meia fora de horas, há ainda o Churrasco de Carnaval da Associação de Estudantes da Faculdade de Arquitetura (AEFAUP). Acontece a 14 de fevereiro, quinta-feira, com entrada grátis e prémios para as melhores máscaras. mais informações, dizem, brevemente.