Para os aspirantes a jornalistas, para os amantes de viagens, no fundo, para quem estiver interessado em escrever acerca dos sítios que visita e das aventuras que vive fora de portas, os dias 16, 17 e 23 de fevereiro podem ser especialmente interessantes.

É nessa altura que Filipe Morato Gomes, “jornalista e fotógrafo de viagens, designer gráfico, programador informático e viajante profissional”, como se descreve na página que alimenta com aquilo pelo qual é realmente conhecido – as suas crónicas de viagem -, vai estar na reitoria da Universidade do Porto (UP) para promover um workshop sobre escrita de viagens.

Filipe Morato Gomes

Cronista e fotógrafo de viagens, foi o fundador e é editor do portal Alma de Viajante. Durante 2004 e 2005, deu a volta ao mundo, feito que, em 2012, repetiu, mas, desta vez, em família.

“Viajar a pensar na escrita e escrever a pensar no leitor” é o mote lançado pelo mini-curso, “eminentemente virado para as questões práticas”, refere a descrição do mesmo. Desta forma, os participantes podem esperar uma análise detalhada de vários aspetos de reportagens de viagens já publicadas, que pemitam esclarecer algumas dúvidas quanto a questões do tipo: “Como estruturar uma boa história?” ou “Como planear uma viagem de trabalho?”.

O objetivo é que, na ponta final do workshop, os participantes saiam à rua, passeiem pelo Porto e colecionem experiências que lhes permitam escrever uma espécie de crónica de viagem. O workshop vai decorrer em dois períodos: entre as 10h e as 13h e entre as 14h e as 19h. A inscrição pode ser feita aqui.