De nada valeu a “Petição à Assembleia da República contra a Integração da FCCN na FCT”, nem as suas mais de sete mil assinaturas. Há quase um mês atrás, a petição tinha apenas quase 4 mil subscrições, mas nem o tempo demoveu a decisão do Conselho de Ministros.

Esta quinta-feira, o órgão aprovou a passagem das funções da Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) para a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). “Estabelece-se que a gestão, operação e manutenção do registo do domínio de topo correspondente a Portugal.pt, seja atribuída a uma associação de direito privado a constituir nos termos da lei, atenta a auto-suficiência financeira desta actividade, por forma a garantir a respectiva independência e autonomia”, refere o comunicado do Conselho de Ministros.

Também já foram eleitos, pelo Conselho Geral da FCT, o novo presidente e vogais da fundação, cabendo a João Nuno Ferreira, Salomé Branco e Luísa Lopes Gueifão as funções respetivas.

Recorde-se que a FCCN foi fundada em 1986 para prestar serviços e apoio técnicos, a nível informático e eletrónico, ao sistema científico, universidades e politécnicos nacionais.