No site onde decorre a votação já existem dezenas de opções: Hércules, Orfeu, Cerebro, Vulcan… aliás, a única regra é mesmo serem nomes ligados à mitologia – seja grega ou romana – já que as três primeiras luas conhecidas já são Caronte, Nix e Hidra.

SETI Institute

O SETI Institute é uma organização privada, sem fins lucrativos, dedicada à investigação científica e educação sobre a vida no universo.

O objetivo desta iniciativa do norte-americano SETI Institute é encontrar um nome para cada uma das duas novas luas de Plutão. P4 e P5, como ainda são conhecidas, foram descobertas através do telescópio Hubble em 2011 e 2012, respetivamente.

Qualquer um pode votar no nome que mais lhe agrada, até 25 de fevereiro, assim como sugerir novos nomes (que só serão votados se passarem pela aprovação do instituto). Posteriormente, os nomes mais votados serão apresentados à União Astronómica Internacional (IAU), que dará o aval final.

A contagem é avaliada de hora a hora e, até ao início desta semana, estavam à frente “Cerebrus” – em alusão ao conhecido cão de três cabeças que guarda a entrada para o submundo – e “Styx” – o rio para o submundo, ambos da mitologia grega. Entretanto, “Vulcan” – o deus romano do fogo – ganhou terreno e já ultrapassou os dois. Já foram contabilizados mais de 75 mil votos.