“O que os nossos pais nunca viram, os nossos filhos estão prestes a testemunhar”. Esta era a frase que se lia na tarja gigante com que os adeptos do Málaga saudaram os seus jogadores à entrada para o relvado, no dia da estreia da sua equipa na mais alta prova europeia de clubes. Nem os mais fiéis adeptos do Málaga sonhariam com uma fase de grupos tão imaculada: quatro vitórias e dois empates em seis jogos, com adversários com outro calibre e história na competição como são Milan, Zenit e Anderlecht.

Hoje, no Porto, para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o Málaga vai contar com o apoio de mais de 3 mil adeptos no Estádio do Dragão, com o objectivo comum de continuarem a fazer história pelo clube.

Adeptos querem a vitória, mas o empate também serve

O empate parece servir as pretensões dos adeptos andaluzes e Javier Rodriguez, um dos muitos adeptos espanhóis que mais logo estarão no estádio, é o espelho disso mesmo. “Queremos pelo menos empatar. Aposto no 1-1. Temos muito respeito pelo Porto, sabemos que será um adversário duro – talvez o mais difícil até agora pela experiência que tem na competição e pelo que joga – mas queremos estar nos quartos-de-final da Champions”, afirma.

A crise do Málaga

Javier acredita que o presidente-xeque do Qatar “fez muito bem ao clube investindo nele dezenas de milhões de euros”. No entanto, diz também que “muita gente da estrutura pôs os seus interesses pessoais à frente dos do clube e isso foi a causa dos problemas graves que o clube atravessa”. Já Pedro aplaude a lei do fair-play financeiro porque “vem trazer verdade e mais igualdade ao futebol”, já que “os dirigentes não podiam continuar a endividar o clube, comprando dezenas de jogadores e não vendendo nenhum ativo valioso”.

Pedro Clemente, outro adepto andaluz, não alinha na teoria de que a experiência de que fala Javier possa ser um fator decisivo nesta eliminatória. “Não creio nessa possibilidade porque se a nossa imaturidade se fizesse sentir, então já teríamos vacilado na fase de grupos. Pelo contrário, jogámos um futebol elogiado por toda a Europa e conseguimos resultados surpreendentes em que só nós acreditávamos”, diz.

Jackson Martinez vs Isco

Na hora de escolher as maiores ameaças das duas equipas as opiniões convergem: Jackson Martinez do lado do Porto e Isco, jovem de 20 anos nascido em Málaga e Golden Boy 2012 que distingue o melhor jogador Sub-21 a atuar na Europa, sendo atribuído pelo diário italiano “Tuttosport”.

A boa campanha na Champions da equipa orientada pelo chileno Manuel Pellegrini e a venda de alguns ativos importantes como Cazorla, Rondón e Monreal, permitiram ainda um encaixe financeiro importante na reestruturação do clube.