Foi com “Playday” que o realizador Victor Santos conseguiu a nomeação para o festival de filmes de futebol alemão “11mm – Das Int. Fußballfilmfestival”. Entre os nomeados, vão constar vários filmes internacionais, documentários e curtas-metragens, todos eles sobre o desporto-rei em Portugal.

Segundo a organização do evento, que decorre em março, em Berlim, o futebol é muito mais do que um simples momento de lazer, e é através dos filmes que se consegue mostrar as origens sociais e culturais do desporto em vários pontos do globo. Consegue-se definir padrões sociais, de riqueza, de espírito comunitário e, claro está, de fanatismo.

Victor Santos admite ter ficado contente com a nomeação para mais um festival, não fosse esta uma forma de reconhecimento do trabalho que desenvolve em conjunto com a produtora que o apoia – FilmesDaMente – e a qual tem ganho alguns prémios no âmbito do audiovisual. Para além de reconhecimento, o realizador vê este tipo de eventos como uma forma de internacionalização, uma vez que permite a visualização do trabalho por uma audiência mais vasta.

Making-of de “Playday”