Quatro cientistas da Universidade de Cornell, em Nova Iorque (EUA), realizaram uma tese académica sobre o fenómeno dos “mosh pits”. Os membros do Departamento de Física comparam, no estudo, os movimentos das pessoas que frequentam concertos, com a ciência das forças nas partículas gasosas.

Os concertos de heavy metal foram os escolhidos para a tese, pelo facto de gerarem um “movimento extremamente energético dos frequentadores”. Para amostra, foram vistos vídeos online de concertos.

Na tese com o nome “Collective Motion of Moshers at Heavy Metal Concerts”, pode-se ler que “o comportamento coletivo é influenciado pela combinação de música alta e rápida, o que pode causar lesões”. O estudo revela ainda que a música aliada a luzes brilhantes e que piscam resulta, com frequência, em casos de intoxicação.

A tese académica publicada por Jesse Silverberg, Matthew Bierbaum, James Sethna e Utai Cohen está disponível aqui.