Paulo Macedo esteve presente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) para participar numa conferência-debate sobre o futuro do Sistema Nacional de Saúde (SNS). De entre os assuntos debatidos, contam-se o preço dos medicamentos e o financimento do serviço nacional de saúde. Paulo Macedo defende que os “medicamentos nunca foram tão baratos” e o fincanciamento do SNS deve ser feito através de impostos.

O estado gastou em Saúde 40 milhões de euros em 2012 e Paulo Macedo refere que “todos os direitos têm custos”. Por isso, o ministro da Saúde não tem dúvidas que o o SNS precisa de reformas para se adequar às necessidades da população portuguesa. Uma das prioridades é adequar as infraestruturas existentes.

Ministro apela a um estilo de vida mais saudável

Para além de reformar o SNS, o ministro quer criar um estilo de vida mais saudável entre os portugueses, através de estratégias continuadas na educação. Paulo Macedo defende, por exemplo, que o aumento do exercício fisico entre os portugueses pode diminuir a incidência de doenças como o colesterol, a hipertensão e o diabetes, que atualmente afetam grande parte da população.

O discurso de Paulo Macedo ficou também marcado pelos protestos de vários cidadãos da plateia que criticaram a sua gestão do SNS, o preço dos medicamentos e a existência de taxas moderadoras.

A conferência contou com a colaboração de três faculdades, nomeadamente a Escola Nacional de Saúde Pública, a Faculdade de Medicina de Coimbra e a FMUP.