A decisão foi anunciada pela Microsoft esta semana. O serviço de correio eletrónico Hotmail.com encerra depois de quinze anos ao serviço dos usuários e é substituído pelo novo serviço da Microsoft, o Outlook.com.

Todos os usuários do Hotmail terão de mudar para o Outlook ou serão mudados pela própria empresa. Além de assegurar aos seus usuários o mesmo endereço de e-mail, a Microsoft garante uma migração segura para todos os conteúdos dos correios eletrónicos. Palavras-passes, pastas, mensagens e aplicações mantém-se inalteradas.

Outlook com um estilo mais “fresco”

Diferente do layout da Hotmail, a Outlook apresenta-se com um estilo mais fresco e menos poluído com publicidade. Seguindo a mesma linha do Windows 8 e do Windows Phone (produtos recentes da Microsoft), o novo serviço de webmail espera oferecer melhores ferramentas de produtividade online.

Números

Hotmail – 350 milhões de utilizadores em 2011

Gmail – 425 milhões de utilizadores em 2012

A Microsoft espera conseguir usar o Outlook.com para competir contra o Gmail, da empresa Google. Para já, já conta com 60 milhões de utilizadores, um número ainda bastante modesto quando comparado à Hotmail e Gmail.

Entretanto, uma das estratégias já decididas pela Microsoft é a substituição de anúncios publicitários por atualizações recentes do Facebook ou Twitter, que surgem na barra lateral enquanto o usuário está a ler um e-mail. Isto surge no âmbito do serviço da Google, que apresenta ao utilizador anúncios publicitários relacionados com o conteúdo dos seus e-mails.

Para migrar do Hotmail para o Outlook.com, o utilizador só precisa de fazer “sign in” no Outlook.com usando o seu endereço Hotmail.