Considerados pela Fundação Serralves como “pólos de difusão cultural”, as bibliotecas que se candidatarem ao projeto vão receber catálogos das exposições apresentadas pela Fundação Serralves na sua Casa e Museu, atas de colóquios lá realizados, monografias sobre as coleções, publicações sobre ambiente e paisagística, monografias da Fundação e manuais dirigidos a educadores e ao público-infantil.

Alargar fundos documentais de bibliotecas, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), universidades, institutos e escolas é uma das metas estabelecidas e, de acordo com o regulamento podem ser candidatos “espaços de leitura pública ou privada”, como instituições, associações, lares, casas de povo ou e juntas de freguesia.

A Fundação de Serralves está ciente das dificuldades que as organizações têm em atualizar informação e, portanto, quer fazer chegar conteúdos a públicos distintos, atuando como pólo de difusão cultural para camadas muito heterogéneas da sociedade.

Bibliotecas de pequena dimensão (públicas ou privadas) são algumas das entidades que se podem candidatar. O prazo de inscrição no concurso termina a 8 de março e os resultados são conhecidos até dia 5 de abril.