Os resultados do estudo foram obtidos através da análise de interacções entre jogadores numa sessão online do jogo “Halo 3”. O método que a equipa de investigação utilizou consistiu na criação de “tags” de forma a identificar os diferentes tipos de jogador. Duas delas estavam associadas a vozes pré-gravadas sendo que uma delas era feminina e outra masculina. Já a terceira “tag” serviu como um elemento de controlo, não estando, por isso, associado a qualquer tipo de voz.

Os investigadores gravaram as reações dos oponentes ao ouvirem as vozes proferirem algumas frases inofensivas, como por exemplo “olá a todos” ou “gosto muito deste mapa”. Ao analisarem as respostas obtidas – como positivas, negativas e neutras – os investigadores chegaram à conclusão que das três “tags” a que estava associada a uma voz feminina recebeu “no geral três vezes mais” comentários negativos diretos do que o hipotético jogador masculino ou a “tag” de controlo.

As reacções negativas identificadas para com a suposta jogadora feminina não tiveram uma relação direta com as vitórias ou derrotas e da capacidade do jogo durante as sessões analisadas no estudo.