A patente foi pedida no verão passado mas só este ano é que conseguiu a aprovação. A nova ideia da Apple, a empresa que até agora se dedicou mais às telecomunicações, promete ajudar a saber quando a sola do calçado está gasta, mesmo que os sapatos não demonstrem evidências disso.

O “sapato inteligente” não serve só para proteger os pés e dar conforto à caminhada, ajuda também a garantir a estabilidade do pé. O sistema é composto por um sensor que percebe quão gasto está o sapato, um processador de dados e um alarme que avisa sobre o seu estado.

A alimentação do sistema é feita por uma bateria interna ou por um mecanismo de geração mecânica de energia e vai ter um alerta que pode transmitir dados para o iPhone ou iPad.

A sola devia ter uma “constante” atualização

Luísa Borges, podologista da clínica MyFoot, diz que deveria existir uma constante atenção ao estado da sola do sapato “para que a postura não seja alterada”. Para além de problemas de postura, o desgaste da sola pode provocar uma maior pressão sobre os tendões, ligamentos e estruturas articulares e originar tendinites ou lesões a nível do joelho e coluna.

Enquanto o “sapato inteligente” da Apple não entra no mercado, Luísa aconselha a utilização de um “calçado confortável com uma sola que não seja demasiado dura mas que também não seja demasiado mole”. A podologista acrescenta ainda que não é possível prever um tempo de duração exato para a sola, uma vez que existem variações de material e de utilização do calçado.