Não é a primeira vez que a Coreia do Sul recebe estudantes de várias nacionalidades. O projeto destina-se a 135 países e Portugal é um deles. O objetivo é proporcionar aos alunos a possibilidade de fazer mestrado e doutoramento na República da Coreia de forma a promover o intercâmbio académico e fortalecer laços entre os diversos países.

As inscrições estão abertas até 31 de março e, para concorrer, basta escolher, por ordem de preferência, três das 60 universidades disponíveis. A candidatura é feita através das próprias faculdades.

O ano letivo começa dia 1 de setembro de 2013 e tem duração de dois anos para os alunos de mestrado e quatro para os de doutoramento. Os selecionados são obrigados a frequentar um curso de língua coreana pelo National Institute for International Education (NIEED) e devem obter o nível 3 de qualificação.

A bolsa mensal é de 624 euros, mais suplementos

Os estudantes recebem uma bolsa mensal de 624 euros que incluiu todas as despesas associadas a viagens, propinas e taxas associadas à matrícula. Quanto ao alojamento, são ainda oferecidos mais 138 euros. Alunos com bolsa de investigação em Humanidades e Ciências Sociais recebem, por semestre, uma quantia adicional de 145 euros. O mesmo acontece com os alunos de Ciências Mecânicas ou Naturais que têm um complemento de 166 euros.

As condições de candidatura são exigentes e devem ser consultadas no regulamento. Os estudantes não podem ter nacionalidade coreana e devem estar de boa saúde, tanto física como mental. Assim, é obrigatória a apresentação de uma avaliação médica, anexada ao formulário de candidatura. Estudantes com historial de drogas ou infetados pelo vírus HIV são automaticamente desqualificados do programa.

O processo de seleção passa por três fases onde, primeiramente, os alunos são selecionados pela faculdade ou embaixada através da qual se estão a candidatar e posteriormente aprovados pelo NIEED. Os jovens aprovados são depois admitidos pela Universidade à qual se candidataram e as colocações – dos estudantes portugueses – são conhecidas a 17 de junho.