O livro “A Terceira Miséria”, baseado na Grécia, valeu a Hélia Correia o prémio literário Correntes D’Escritas/Casino da Póvoa, no valor de 20 mil euros. Este ano, o prémio era destinado à poesia, em alternância com a ficção, e teve 75 obras nomeadas.

Já o prémio Correntes D’Escritas/Papelaria Locus, destinado a jovens poetas, foi atribuído a Ana Matilde da Silva Gomes, que usou o pseudónimo de Victoria Montenegro, com o poema “Inexistência Mental”. Estavam 103 trabalhos a concurso. Paulo Jorge Coelho, por outro lado, foi o vencedor do prémio Correntes D’Escritas/Fundação Dr. Luís Rainha, com a obra “Póvoa de Varzim ou Paraíso Aqui”.

A revista deste ano homenageia o escritor Urbano Tavares Rodrigues, que por motivos de saúde não pode estar presente. A neta de Urbano representou o escritor nesta cerimónia e leu um discurso de agradecimento feito pelo mesmo.

As atividades procedem durante a tarde desta quinta-feira – até sábado – com a conferência de abertura por João Lobo Antunes, com o tema “Não fazem mal as musas…”. Segue-se a primeira mesa de debate – das muitas que passarão pelo festival, que dura até domingo – que conta com a participação de Hélia Correia, Inês Pedrosa, Mário Zambujal, entre outros.