“Play together, fight together and conquer the world together”. Esta é uma das frases que marcou o PlayStation Meeting 2013, em Nova Iorque, ao final da noite desta quarta-feira. Apesar de o desenho final da consola ainda não ter sido apresentado, a Sony adoçou a curiosidade dos fãs ao revelar algumas características da nova plataforma de jogos.

Entre as novidades da PlayStation 4 (PS4) destaca-se o processador de 8 núcleos a X86, a arquitetura de jogos mais popular do mundo, com CPU (Central Processing Unit) e GPU (Graphic Processing Unit), que permitem uma maior fluidez de jogo. A memória RAM será DDR5 de 8GB (16 vezes superior à da PS3), o que permite uma maior rapidez de processamento. As atividades em segundo plano também foram revolucionadas. O chip integrado na consola permite ao jogador fazer download de jogos e upload de vídeos, tudo isto enquanto joga. Se existirem atualizações, podem ser descarregadas e instaladas, mesmo com a consola desligada.

Killzone e inFamous já confirmados para a PS4

Também foram chamados ao palco alguns dos mais importantes criadores de jogos, que mostraram títulos como “Killzone Shadow Fall“, “inFamous: Second Son“, “Knack“, “DriveClub“, entre outros. A julgar pelas reações dos fãs no Facebook e no Twitter, a demonstração dos jogos foi um dos pontos altos da noite.

A ideia da Sony baseia-se nos cinco pontos definidos para a PS4: simples, imediato, social, integrado e personalizado. Jogar vai ser ainda mais intuitivo, rápido (finalmente, acabam-se os tempos de espera enquanto o jogo carrega) e social. A PlayStation Network vai ser uma rede social dentro do “ecossistema da consola”, com vídeos, conversa entre jogadores, aplicações, jogabilidade conjunta em tempo real através da nuvem e integração com as principais redes sociais, como o Facebook.

Outra das características destacadas durante a conferência desta quarta foi a capacidade de ligação remota a outros dispositivos Sony, como a PS Vita – equipamento que, segundo a empresa, vai ser potenciado com a nova PlayStation. Não se preocupem os fãs da mobilidade digital, porque a ligação a smarthphones e tablets não foi esquecida. Estes equipamentos poderão ser usados como um segundo ecrã para os jogos, à semelhança do que acontece com o comando da WiiU, da Nintendo.

Dualshock 4: a inovação começa na mão do jogador

O novo comando foi o único equipamento apresentado durante o evento desta quarta-feira. Conta com um ecrã tátil frontal, semelhante ao painel traseiro da PS Vita, e um novo sensor que permite um controlo da personagem com uma luz que indica quem é o jogador que a controla. Há também uma coluna stereo incorporada no comando e, para os mais discretos, a Sony não se esqueceu de incluir uma entrada para auscultadores no Dualshock 4, que permite ouvir todos os detalhes e conversar com outros jogadores.

O novo botão “share” permite aos jogadores carregar imagens e vídeos para o Facebook e partilhar com outros jogadores a experiência de jogo. Apesar de a Sony não ter apresentado propriamente a PS4 – o que acabou por desiludir alguns curiosos, entre eles Larry Hryb, o diretor de programação do serviço de jogos online da Microsoft – há rumores de que a consola possa estar disponível já em novembro de 2013.