A iniciativa intitula-se “Mercado da Cor” e, foi promovida pela Lilly Portugal, principal responsável pela campanha nacional “Saia do escuro. A depressão tem tratamento“.

Inserido num ambiente normal de mercados tradicionais, o “Mercado da Cor” vai trazer diversas atividades. A organização fala em show cookings, onde vão ser dadas dicas de alimentação e exercício físico e, claro, sessões de esclarecimento sobre a problemática em causa.

Uma vez que o ambiente vai ser equiparado a um mercado convencional, também vão estar presentes as tão habituais bancas de venda, desta feita com denominações peculiares: banca da descontracção, da atividade física, da alimentação saudável e, da antidepressão. Aqui, vão estar presentes especialistas para esclarecer todas as dúvidas e fornecerem dicas de como combater/prevenir a doença.

A depressão é uma das patologias mais comuns entre os portugueses e afeta cerca de 20% da população nacional. A Lilly Portugal dá toda a informação sobre a doença e, também, sobre a campanha.

São várias as sociedade científicas que apoiam o evento, entre as quais, a Sociedade Portuguesa de Psiquiatria e Saúde Mental, a Associação Portuguesa de Psiquiatria Biológica e, a Associação de Apoio aos Doentes Depressivos e Bipolares.